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Segurança da informação
30 DE NOVEMBRO 2022
Segurança da informação - Alerta de Phishing
No último ano, foram identificados mais de 6 ataques específicos a usuários de serviços bancários online em Angola. A maior parte deles incidiram no roubo de senhas e informações pessoais dos clientes.
O phishing é uma técnica de fraude online utilizada para cometer roubo de identidade e de finanças pessoais que consiste no envio de e-mails em nome de uma entidade ou pessoa supostamente confiável, de forma a persuadir os usuários a divulgarem as suas informações pessoais.
Cuidados a ter com as informações bancárias
Confira as nossas recomendações sobre como evitar o ataque de hackers:
- Nunca envie o seu nome de utilizador, código de acesso ou chave de confirmação por e-mail;
- Mantenha o seu antivírus actualizado para aceder ao internet banking;
- Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que pareçam enviadas por conhecidos;
- Desconfie de mensagens com endereços estranhos ou português incorreto;
- Abra apenas páginas confiáveis. Verifique se o site possui mecanismos de criptografia - protocolo HTTPS (localizado no início da URL);
- Não clique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens podem ser falsas e conter "phishing";
- Utilize senhas fortes, que contenham letras, números e caracteres especiais, como @ e #. Fuja das combinações óbvias, como datas comemorativas.
Recordamos que...
O Banco Comercial Angolano envia mensagens de correio eletrónico (e-mails):
- Sem links;
- Sem ficheiros executáveis;
- Sem solicitar a instalação de software;
- Sem solicitar dados pessoais, como NIF, passwords ou número de telemóvel
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